quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Rotulagem

A sociedade nos rotula de uma maneira incrível. Não existe livre harbítrio, não existe eu quero, existe apenas o que a sociedade quer.

Segundo a sociedade contemporânea, uma pessoa deve ter faculdade e ser bem sucedida em um emprego dentro de uma empresa. Se a pessoa não fez faculdade é um "vadio" e vai ser miseravel para o resto da vida ganhando com sorte um salario minimo. Mas se a pessoa faz faculdade ela será bem sucedida, terá casa, carro, uma esposa, filhos e todos serão felizes para sempre.

Mas quem disse isso? Quem disse que é sempre assim que acontece? Quantas pessoas que não tem faculdade e vivem melhor do que qualquer pessoa que tem uma faculdade. Quem disse que um gari com apenas o segundo grau não pode ter uma vida melhor do que um médico formado em uma universidade federal? Quem disse? Quem disse?

A sociedade disse. Se o gari souber economizar seu salário e administrar-se, pode ter uma vida muito melhor do que a de alguns doutores por ai.

O livre harbítrio hoje em dia é uma utopia. A pessoa inicia o ultimo ano do segundo grau. Ela já deve saber qual universidade vai fazer, qual curso, onde vai trabalhar e quanto vai ganhar. Se ela diz que não vai fazer faculdade a sociedade toda cai em cima dela, e se ela diz que vai fazer um curso nunca está bom, sempre tem um curso melhor para ela fazer.

Por que os cursos de medicina e engenharia são sempre os mais concorridos? Isso se deve á sociedade que diz que a pessoa só será feliz e bem sucedida ser for médico ou engenheiro.

Por que é tão facil entrar em um curso que forma professores? Por que hoje em dia professor não é bem valorizado, professor ganha menos do que um polícial, e isso que se não fossem 0s professores não existiriam policiais. Existem países que o melhor cargo e mais valorizado são os professores, mas no Brasil parece que não precisamos deles, já nascemos sabendo tudo.

E falando nos policiais, por que ganham tão pouco também? Se não fosse por eles estariamos todos ferrados, haveriam marginais por todo canto e nenhum lugar no mundo seria seguro.

E volto a pergunta anterior. Por que faculdade? Por que a sociedade intitula que deve ser assim. Que a pessoa não conseguirá um bom reconhecimento e um bom salário apenas com conhecimento e esforço. Que aquele diploma que se é entregue no dia da formatura tem poderes mágicos, que o diploma tem o poder de deixar todos ricos e felizes. Que coisa mais idiota, essa é uma utopia pior do que a de que se pode ser o que quiser. Se as pessoas realmente pudessem ser o que quisessem, as universidades não seriam tão concorridas, pois inúmeras pessoas não fariam faculdade e iriam atrás de seus sonhos. Iríamos ter menos médicos e engenheiros, pois a maioria deles iriam atrás de seus sonhos. As pessoas fariam o curso que quisessem, não seriam obrigados a ser médicos ou engenheiros. Teríamos mais professores, bombeiros, policiais, veterinarios, mestres de artes marciais. Pois esses são os sonhos das crianças antes de serem rotulados pela egoísta, ironica e hipócrita sociedade.

Por isso aqui vai uma dica: Siga seus sonhos sem olhar para trás. Pense, planeje e diga para a sociedade "vai á merda", os sonhos são seus e ninguém tem que se intrometer nisso. Se não tiver opção, se tiver que fazer o que a sociedade diz, faça, mas nunca se esqueça de seus sonhos, e assim que tiver a oportunidade desça da terra e embarque nos seus sonhos e seja feliz.

Muito obrigado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário